RSS

Desemprego a causa das dores.


Bom as  aulas de Intervenção Social dadas pelo professor Gilmario Nogueira, é tão importante que gostaria de compartilhas com você amigo leitor um pouco sobre o desemprego e os agravos á saúde mental.

O desemprego é na contemporaneidade um dos assuntos mais preocupantes, visto que se evidencia como um fenômeno mundial. Apesar de relevante, a relação entre desemprego e saúde mental tem sido ainda insuficientemente estudada. 

No entanto, para o fenômeno do desemprego não existem variadas referências que se proponham a estudar especificamente – até mesmo de forma longitudinal – a problemática. Destarte, no estudo do desemprego mostra-se fundamental um olhar atento para o trabalho, pois em inúmeras vezes é no contexto de trabalho que começam a emergir agravos à saúde devidos ao medo do desemprego.

Ao contrário de certos modismos teóricos contemporâneos, defendemos a centralidade do trabalho para o homem, mesmo nas suas formas mais entranhadas. Em outras palavras, não vemos como pensar o homem desconsiderando essa categoria e muito menos como pensar as conseqüências do desemprego desconsiderando o fato de que o trabalho foi e permanece central para o ser humano. Assim, as reações do desempregado à sua condição não são fruto apenas das perdas materiais que sofreu,mas sim da impossibilidade de expressar-se, desenvolver e deixar sua marca no mundo.

O trabalho constituiu-se para o homem como um verdadeiro sentido de vida,sendo que, em muitas situações, ele passa a maior parte de seu tempo trabalhando, mais do que vivenciando situações fora do espaço de trabalho.

http://blogreitor.blogspot.com.br/ neste blogger você pode lê mais sobre o assunto, no mais espero que tenha te ajudado assim como me ajudou.. um abraço.!"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário